Filipa Valladares


Lisboa, 1971.

Curadora, produtora independente, editora e livreira. Licenciada em escultura pela FBAUL com pós-graduação em Estudos Curatoriais, pela FBAUL.

Coordenadora da Fundació Foto Colectania (Barcelona) em Portugal entre 2001 e 2010. Professora convidada em diversas Universidades e escolas de arte [Atelier de Lisboa, FBAUL, FCSH-UNL, IADE, UAL – Arquitectura, IPP/ESMAE (Porto)].

Em 2011 fundou a Associação STET – livros e fotografias, uma livraria especializada em fotografia e livros de artista, onde organiza inúmeros eventos relacionados com fotografia e edições de autor. Participa regularmente em feiras (nacionais e internacionais), assim como em conferências e exposições relacionadas com edições de artistas.

Como curadora independente realizou entre outras exposições: Num lugar entre o vento, de Rui Dias Monteiro, Espaço MIRA, Porto, 2014; PAPEL de Marta Castelo (co-curadoria com José Luis Neto), Biblioteca do Arquivo Municipal de Fotografia de Lisboa, 2013; Dias Úteis, de Catarina Botelho, Lisboa, 2009.

Realizou várias exposições em co-curadoria com Maria do Mar Fazenda, entre elas: Lei de Ohm / Residência Artística Fundação EDP, Museu da Eletricidade, 2014; Spaces of Action – Projecto Associado da Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2013; MNAA Olhares Contemporâneos / Residência Fundação EDP, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 2012; e Panis et Circenses, Centro de Artes de Sines, 2011.


Textos

• Fotógrafos que (se) editam – publicação e circulação – Portugal, século XXI